domingo, 28 de março de 2010

Essa é a minha poesia...



Voar...
Voar na magia dos meus pensamentos.
Conhecer a sua anatomia
e saborear o prazer de conhecer a mim mesmo.

Descobrir coisas novas,
atitudes novas,
desejos novos.
Descobrir um outro eu.

Tentei, voei...
Não me ateei às asas de Ícaro
e me lancei no profundo infinito
dos meus pensamentos.

Descobri algo que não conehcia.
Descobri coragem, responsabilidade.
Descobri também a fraqueza
de um ser normal que cansa
com a luta do dia-a-dia.

Descobri uma capacidade
que vai além do meu conhecimento.
Descbri a saudade de um tempo,
de uma pessoa, de um lugar,
de um momento...

Voltei com a alma lavada
pelo doce perfume do auto-conhecimento.
E soube aceitar que a vida
não é igual pra todo mundo.
E que o que eu vivo,
é o que eu posso realmente viver.

Doce ida,
prazerosa volta.
E no vai-e-vém dessa viagem
tiro e coloco as asas da imaginação.
Asas que me fazem voar a
lugar qualquer.
Inclusive onde as palavras nunca
conseguiram chegar.


(Comandante)

sábado, 20 de março de 2010

Amigo é...

    


     Pessoal, fuçando na net, encontrei uma música que me remeteu aos meus velhos tempos de infância. Ouvíamos na Escolinha Sant'Ana... Quem estudou lá na minha época vai lembrara com certeza. É uma belíssima música que me marcou muito e que traz a saudade de um tempo que já passou. Que nós possamos sempre entender o verdadeiro valor da amizade e ser fiel a este, cultivando e alimentando esse dom mais que precioso. Afinal, "quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro".



Pra quem quiser baixar a música aí vai o link...

http://www.4shared.com/file/96007980/77ba255a/Harmony_Cats_-_Amigo_e.html?s=1

Forte abraço!!!
Até a próxima!!

sábado, 13 de março de 2010

E eu que achava que a vida era só uma viagem...



     Cheguei por momentos a pensar que a vida era apenas um caminho reto, por onde passávamos sem nunca parar... Mas com o tempo descobri que paramos sim. Não no sentido de bloquear ações, ou de encerrar etapas; mas no sentido de aproveitar as oportunidades e ir mais devagar para saboreá-las. Afinal, como posso degustar dos bons momentos se não paro para vivê-los intensamente?
     Pois é... Um dia desses parei na minha estrada da vida e confesso que nunca senti nem vivenciei experiência semelhante. É quando o Criador nos dá a chance de fazer algo diferente e de mostrar a você mesmo que você é capaz de fazer coisas que nunca imaginara... De que você é capaz de lutar de um jeito que você nunca pensaria em lutar... De subir escadas que em dia nenhum você imaginaria subir.
     Sabe que encontrei um arco-íris? Uma sentimento de estar vendo a beleza de um momento jamais pensado, jamais apenas planejamento. Parecia até, naquele momento, que tudo tinha vindo fácil. Mas olhei a escada... Quantos degraus abaixo de mim!!!!!
     Hoje, sinto-me mais feliz. Sei que sou capaz de lutar. Sei que sou capaz de inovar, de buscar ideiais. Sei que Deus me pede pra parar e pararei.

domingo, 7 de março de 2010

A luz do túnel!



     Ontem, dois acontecimentos marcaram a minha noite... O que deveria ser apenas um momento de lazer, de saborear um bom filme no cinema, acabou se tornando um momento de reflexão...
     Estava a assistir tranquilo o filme "Preciosa" no cinema. Um filme muito bom, apesar de meio amador e com um péssima legenda. De início, Preciosa me parecia uma pessoa não igual a todas as outras... Uma negra obesa, fascinada por matemática, sonhadora e escrava sexual de seu próprio pai. Forte?! Para os que estão por fora do nosso atual contexto social... Apenas dezesseis anos, mãe de uma filha com Síndrome de Down e grávida de um menino. Duas crianças tendo como o pai seu próprio avô. Preciosa honrava seu nome... Era abusada por seu pai e ao mesmo tempo acusada por sua mãe de roubar seu namorado, mas conseguia imaginar com um futuro diferente, mesmo quando as tigelas e os vasos de vidro jogados por sua mãe batiam a sua cabeça e destruíam a nuvem de sonhos. O que me fez admirar Preciosa não foi nada menos que o simples fato de não desistir... Apesar de ter aprendido de forma erada o que é o amor, soube ter coragem de lutar pelo seu sonho de ler e escrever e criar seus dois filhos. Claro que Preciosa não seguia sozinha... Anjos iluminados apareceram em sua vida: sua professora numa escola alternativa.
     Não quero aqui fazer um resumo ou uma sinopse do filme, mas queria apenas chegar no fato de ainda existirem nesse mundo pessoas que sabem transmitir sua luz a todos que encontram. Como Preciosa mesmo disse em cena do filme, existem pessoas que parecem ter vivido em um túnel escuro durante muio tempo, onde a única luz que iluminava era a sua luz interior. E quando essas pessoas enfim saíram desse túnel, não perderam o costume e continuaram iluminando com essa luz própria.
     Filme terminado, lição gravada... Mas a noite me reservava mais surpresas. Recebo a ligação de minha namorada que anunciava o falecimento de uma grande catequista da minha cidade natal. Uma dessas pessoas sabe, que pareciam ter vivido em um túnel escuro... Uma daquelas pessoas que sabem utilizar a sua luz própria de maneira bela, santa, até mesmo divina. Ia a iluminar mais pessoas, quando na volta, Deus não resistiu... Sua vontade de tê-la iluminando perto dEle foi imensa... Deus egoísta? Com certeza não... Apenas quer suscitar em outras pessoas que deixem libertar essa luz que prendem dentro de si mesmas... Quando temos luz, não buscamos a nossa própria. Ela iluminou tantas pessoas e agora a sua luz permanece, divida nos corações de todas as pessoas das quais ela esteve perto. Deus vê que é a hora de sua luz descansar e suas migalhas distribuídas por aí, se multiplicarem por conta própria.
     Sua presença subiu, sua alma e luz continua... Que vivas tranquila no reino que Deus te preparou, Iraci. E que nós possamos ter a mesma capacidade que tiveste de iluminar...

     "Luz, seja luz! Para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus!
Seja luz! Mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz..."

sábado, 6 de março de 2010

Mafalda: uma visão inteligente



     Já ouvi em muitos lugares, em muitas ocasiões, que as crianças tem o poder de pensar e agir como os adultas jamais conseguiram. Uma visão eu diria inteligente... Mas sobretudo única!
     Lembrei-me então, da tão conhecida Mafalda que me perseguiu durante muito tempo nas provas de língua portuguesa do ensino médio. Francamente adorava as tiranhas da Mafalda... Inicialmente achava que era pelo simples motivo de sua leitura ser menor do que daqueles enormes textos com milhares de palavras mas sem sentido próprio. Mas depois de um tempo, descobri que o que me cativava em Mafalda era o seu jeito de questionar, de nos arrasar e de chamar a nossa atenção em tão poucas palavras. Confesso que achava difícil às vezes interpretar suas tirinhas... talvez por que já não tivesse mais esse espírito crítico, curioso e inteligente de criança....
     As crianças sim, são felizes... Não sabem das regras, não sabem de concorrência, não sabem de uma humanidade que a cada dia mais nos impõe um jeito de viver, de pensar, de agir... Lembrei-me de uma ocasião com minha priminha de apenas de 2 anos de idade. Ao parar no carro em um semáforo, vou-me eu, um jovem-adulto formado por regras, explicar àquela simples criança o significado das cores do semáforo: "Julinha, quando o semáforo está vermelho, quer dizer que o carro da mamãe não pode passar. Quando ele está amarelo, é pra mamãe prestar atenção, pois ele logo, logo ficará vermelho. E quando ele está verde, quer dizer que a mamãe pode passar." Achando-me no auge da minha inteligência educadora, ouvi a minha priminha me questionar: "Não tem rosa não?". No momento aquilo pareceu-me apenas engraçado, mas com o tempo fui aprendendo e hj vendo essa tirinha de Mafalda, percebo que aquele foi um dos principais aprendizados da minha vida.
     Por que viver seguindo as regras que o mundo nos impõe? Por que não fazer a vida ser mais "cor-de-rosa", mais alegre? Por que continuar a viver nesse semáforo da vida, onde somos acusado todas as vezes que tentamos ultrapassar no vermelho?
     Digo como diria o sábio Pe. Sebastião quando cantava sua repetida canção: "Quero ser criança, pular e correr!". Quero viver a vida e não deixar que ela me possua. Quero seguir como uma criança que a cada passo descobre com a sua curiosidade o que realmente importa.
     Mas como é difícil voltar no tempo!!! Se assim o pudesse, amadureceria mais tarde...

Um beijo!!!
Leiam Mafalda!!!!

As surpresas da vida...



     Chegamos em um momento da vida que nos deparamos com as surpresa que ela nos apresenta pelo caminho. Nós faz conhecer pessoas que pensávamos nunca conhecer, e mesmo conhecendo-as, nos faz enxergar valores e atitudes que antes não víamos...
    Ontem, vi-me sentado em uma cadeira ao lado de um divã, onde uma pessoa me contava seus problemas. E eu, um mero estudante de Engenharia Civil, tentava entendê-la e aconselhá-la. Não sei se a ajudei, ou se a deixei ainda mais confusa... O que sei é que mais do que ela, eu saí como aprendiz disso tudo.
     Aprendi que não somos tao diferentes do resto das pessoas, e que os nossos defeitos podem existir também em outros seres humanos. Aprendi que às vezes é necessário ouvir para que possamos entender, conhecer e não julgar. Aprendi que o amor é algo estranho e que não sou só eu que percebo essa estranhesa... Aprendi ainda que coisas inesperadas acontecem, e isso faz nos sentirmos bem. Foi fundamental ter me vestido de "psicólogo" e entendido não só àquela pessoa, mas também a mim mesmo...
     Foram muitas as surpresas no decorrer dessa "sessão de psicanálise" (rsrsrsrsrs), e isso me fez entender que esse é o sentido da vida... Levar-nos pelo caminho a ser percorrido e nos apresentar momentos diferentes durante seu percurso... Agradeço à pessoa por me proporcionar este momento e me entrego à disposição pra ser mais uma vez conselheiro e aprendiz...


"A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o imposível, dispensar o insdispensável e suportar o inyoleráve." (Kathleen Norris)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Nada melhor que algo diferente!




     Tem dias em que algo novo nos faz levantar da nostalgia em que vivemos. Esse blog me certificou disso hoje. Como já citei em postagem anterior, ando meio triste por causa de uma saudade teimosa que insiste em bater na porta do meu coração. Nada me dava ânimo, nada me alegrava, a não ser falar pelo telefone com a minha namorada. Acho que essa é a única coisa que vem me cinfortando durante estes dias. Ouvir a sua voz, saborear as suas palavras e sentir os seus carinhos. Mas é que hoje, esse blog me faz reagir... Me libertou de algo que me impedia a seguir com confiança. Não sei explicar o que aconteceu... Mas sei que foi bom pra mim. A partir de hoje quero viver meus dias assim: lembrando do amor da minha namorada que me conforta, da minha família que me encoraja e dos meus amigos que lembram de mim, e ao mesmo tempo seguindo esse caminho que a vida me deu, transformando cada grama, cada flor, cada pedra, cada espinho que nele encontrar, em algo que me faça bem. Vou viver... E creio que isso basta!

Não sabia que a saudade machucava tanto!!!


     Olá, pessoal! Estou começando o meu mais novo blog... Longe de casa, da família, da minha namorada, das pessoas que eu amo, começo falando de saudade.
     A vida consegue nos levar a caminhos tão esquisitos que nem nós mesmo somos capazes de entender porquê. Talvez não entenderemos nunca. Mas às vezes é difícil ver tudo o que gostamos, tudo o que amamos distantes dos nossos olhos, da nossa proteção do nosso contato.
     "Por que parece que na hora eu não vou aguentar, se eu sempre tive forças e nunca parei de lutar? Como num filme, no final tudo vai dar certo. Quem foi que disse que pra tá junto precisa tá perto?" É, mas às vezes as forças acabam mesmo, e você sente que não consegue mais lutar. Vivo nesse contexto da distância e sei o quanto é difícil enfrentar isso. Mas quando lembro da força da minha mãe e da coragem do meu pai, sei que toda luta vale a pena quando ela nos leva a um futuro mais digno e feliz...
     Um dia estarei perto novamente das pessoas que amo. E de maneira bem melhor... Fortalecido pelos obstáculos que encontro nesses caminhos que a vida me prepara...
     Um abraço!

     Um cheiro pra minha irmã blogueira Dyle!! Criei o blog só pra ficar lendo tuas postagens... rssrsrsrs