domingo, 7 de março de 2010

A luz do túnel!



     Ontem, dois acontecimentos marcaram a minha noite... O que deveria ser apenas um momento de lazer, de saborear um bom filme no cinema, acabou se tornando um momento de reflexão...
     Estava a assistir tranquilo o filme "Preciosa" no cinema. Um filme muito bom, apesar de meio amador e com um péssima legenda. De início, Preciosa me parecia uma pessoa não igual a todas as outras... Uma negra obesa, fascinada por matemática, sonhadora e escrava sexual de seu próprio pai. Forte?! Para os que estão por fora do nosso atual contexto social... Apenas dezesseis anos, mãe de uma filha com Síndrome de Down e grávida de um menino. Duas crianças tendo como o pai seu próprio avô. Preciosa honrava seu nome... Era abusada por seu pai e ao mesmo tempo acusada por sua mãe de roubar seu namorado, mas conseguia imaginar com um futuro diferente, mesmo quando as tigelas e os vasos de vidro jogados por sua mãe batiam a sua cabeça e destruíam a nuvem de sonhos. O que me fez admirar Preciosa não foi nada menos que o simples fato de não desistir... Apesar de ter aprendido de forma erada o que é o amor, soube ter coragem de lutar pelo seu sonho de ler e escrever e criar seus dois filhos. Claro que Preciosa não seguia sozinha... Anjos iluminados apareceram em sua vida: sua professora numa escola alternativa.
     Não quero aqui fazer um resumo ou uma sinopse do filme, mas queria apenas chegar no fato de ainda existirem nesse mundo pessoas que sabem transmitir sua luz a todos que encontram. Como Preciosa mesmo disse em cena do filme, existem pessoas que parecem ter vivido em um túnel escuro durante muio tempo, onde a única luz que iluminava era a sua luz interior. E quando essas pessoas enfim saíram desse túnel, não perderam o costume e continuaram iluminando com essa luz própria.
     Filme terminado, lição gravada... Mas a noite me reservava mais surpresas. Recebo a ligação de minha namorada que anunciava o falecimento de uma grande catequista da minha cidade natal. Uma dessas pessoas sabe, que pareciam ter vivido em um túnel escuro... Uma daquelas pessoas que sabem utilizar a sua luz própria de maneira bela, santa, até mesmo divina. Ia a iluminar mais pessoas, quando na volta, Deus não resistiu... Sua vontade de tê-la iluminando perto dEle foi imensa... Deus egoísta? Com certeza não... Apenas quer suscitar em outras pessoas que deixem libertar essa luz que prendem dentro de si mesmas... Quando temos luz, não buscamos a nossa própria. Ela iluminou tantas pessoas e agora a sua luz permanece, divida nos corações de todas as pessoas das quais ela esteve perto. Deus vê que é a hora de sua luz descansar e suas migalhas distribuídas por aí, se multiplicarem por conta própria.
     Sua presença subiu, sua alma e luz continua... Que vivas tranquila no reino que Deus te preparou, Iraci. E que nós possamos ter a mesma capacidade que tiveste de iluminar...

     "Luz, seja luz! Para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus!
Seja luz! Mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário