sábado, 6 de março de 2010

Mafalda: uma visão inteligente



     Já ouvi em muitos lugares, em muitas ocasiões, que as crianças tem o poder de pensar e agir como os adultas jamais conseguiram. Uma visão eu diria inteligente... Mas sobretudo única!
     Lembrei-me então, da tão conhecida Mafalda que me perseguiu durante muito tempo nas provas de língua portuguesa do ensino médio. Francamente adorava as tiranhas da Mafalda... Inicialmente achava que era pelo simples motivo de sua leitura ser menor do que daqueles enormes textos com milhares de palavras mas sem sentido próprio. Mas depois de um tempo, descobri que o que me cativava em Mafalda era o seu jeito de questionar, de nos arrasar e de chamar a nossa atenção em tão poucas palavras. Confesso que achava difícil às vezes interpretar suas tirinhas... talvez por que já não tivesse mais esse espírito crítico, curioso e inteligente de criança....
     As crianças sim, são felizes... Não sabem das regras, não sabem de concorrência, não sabem de uma humanidade que a cada dia mais nos impõe um jeito de viver, de pensar, de agir... Lembrei-me de uma ocasião com minha priminha de apenas de 2 anos de idade. Ao parar no carro em um semáforo, vou-me eu, um jovem-adulto formado por regras, explicar àquela simples criança o significado das cores do semáforo: "Julinha, quando o semáforo está vermelho, quer dizer que o carro da mamãe não pode passar. Quando ele está amarelo, é pra mamãe prestar atenção, pois ele logo, logo ficará vermelho. E quando ele está verde, quer dizer que a mamãe pode passar." Achando-me no auge da minha inteligência educadora, ouvi a minha priminha me questionar: "Não tem rosa não?". No momento aquilo pareceu-me apenas engraçado, mas com o tempo fui aprendendo e hj vendo essa tirinha de Mafalda, percebo que aquele foi um dos principais aprendizados da minha vida.
     Por que viver seguindo as regras que o mundo nos impõe? Por que não fazer a vida ser mais "cor-de-rosa", mais alegre? Por que continuar a viver nesse semáforo da vida, onde somos acusado todas as vezes que tentamos ultrapassar no vermelho?
     Digo como diria o sábio Pe. Sebastião quando cantava sua repetida canção: "Quero ser criança, pular e correr!". Quero viver a vida e não deixar que ela me possua. Quero seguir como uma criança que a cada passo descobre com a sua curiosidade o que realmente importa.
     Mas como é difícil voltar no tempo!!! Se assim o pudesse, amadureceria mais tarde...

Um beijo!!!
Leiam Mafalda!!!!

Um comentário:

  1. Meu irmão querido, que lindo texto! Ser criança realmente é pureza e inocência. Mas ser adulto e ter responsabilidades também é bom e faz parte do nosso "sair do casulo". Afinal de contas se tudo fosse cor-de-rosa onde estaria o colorido da vida?! O crescimento é necessário ao ser humano, a nós, mas você tem razão deveríamos às vezes nos desprender um pouco deste campo de concentração que a adultescência nos impõe. O parque de diversões não fecha nunca pra nós que não somos mais criança!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir